CRCPI e Jucepi realizam mesa redonda com profissionais contábeis
O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí e a Junta Comercial do Estado do Piauí promoveram uma mesa redonda com profissionais e empresários contábeis piauienses. O evento aconteceu na última sexta-feira (20), na sede do CRCPI.
A mesa redonda foi proposta pelo presidente do CRCPI, Elias Caddah, como forma de integrar os profissionais contábeis à nova diretoria da Jucepi e, dessa maneira, oportunizar que a voz destes fosse ouvida pela presidente da Junta, Alzenir Porto.
De acordo com Elias Caddah, a parceria com a Jucepi é de suma importância, tanto para a classe contábil como para a Junta. “A finalidade dessa parceria é apresentar as demandas da categoria para a presidência da Junta. Nossa intenção é ser a voz dos profissionais e empresários contábeis, ficar atentos às mudanças que já foram implementadas pela nova gestão e àquelas que estão por vir, de forma que o órgão funcione de maneira adequada e traga benefícios à classe, que tem tido muitos prejuízos ao longo dos últimos anos”, destacou.
Caddah adiantou que será instalada uma “Sala do Contabilista” na Jucepi, a exemplo do que ocorre na Secretaria Estadual de Fazenda e TCE-PI. O espaço ficará localizado no térreo e tem como finalidade oferecer apoio ao profissional contábil que buscar a Junta. “Na sala, os profissionais poderão realizar pesquisas e ajustar processos. Essa é mais uma conquista para a classe e uma forma de reconhecer o trabalho da categoria”, revelou.
O Vogal da Jucepi e Vice-Presidente de Fiscalização do CRCPI, Tertulino Passos, também apresentou uma palestra com sugestões para o profissional contábil ao dar entrada nos processos na Jucepi.
Alzenir Porto levou toda a sua equipe ao Regional, apresentou as mudanças que estão sendo executadas e os novos procedimentos que começam a entrar em vigor. A Autarquia já implantou um sistema de atendimento ao usuário e garante a implantação de novos serviços a partir de março a fim de modernizar a Junta por meio do planejamento de ações de curto e médio prazo.
Dentre as ações em execução, destacam-se: retomada da digitalização do arquivo; organização da recepção e atendimento; instalação de terminal de autoatendimento para consultas; adoção de check-list de documentos necessários para abertura de processos; atualização da página na internet (www.jucepi.pi.gov.br) com possibilidade de pesquisas.
A curto prazo, podem ser enumerados a otimização dos microprocessos; consulta do status do processo pela internet; disponibilização de aplicativo para smartphones; retomada de parceria com o SEBRAE para implementar o Projeto Integrar (REDESIM). A médio prazo, a gestão da Jucepi tem como metas treinamento dos servidores; implantação do arquivo “inteligente”, automação dos processos; entrada de processos em mídia eletrônica (certificação digital).
Dentre as mudanças previstas, destaque para a descentralização da Jucepi – uma das maiores queixas dos profissionais e empresários contábeis. Segundo a presidente Alzenir Porto, Corrente, Bom Jesus, Picos, Floriano, Piripiri e Parnaíba receberão postos da Junta.
A presidente elencou a mudança do atendimento para o térreo, uma reforma em todo o prédio e a digitalização do acervo. “Nosso arquivo é um grande gargalo, mas já temos o projeto de implantação de um arquivamento ‘inteligente’. Em médio prazo, o atual deve passar por higienização, digitalização e será organizado para dar celeridade na prestação dos serviços”, destacou.
Na oportunidade, a presidente da Jucepi apresentou a equipe técnica da Autarquia: Simone Grass – Vice-Presidente; Monteiro Júnior – Secretário-Geral; Gelzuíta Melo – Diretora de Registro e Elizete Sousa – Analista de Registro.