Curso qualifica profissionais e estudantes em Contabilidade Pública

Cerca de 40 profissionais e estudantes da área contábil participaram no último sábado (05) do curso sobre Contabilidade Pública promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC/PI, através da Câmara de Desenvolvimento Profissional. O evento foi realizado na sede do conselho e teve carga horária de 8horas/aula.

Durante a abertura do curso o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elias Caddah, fez uma prestação de contas das atividades realizadas pela atual gestão. Desde 2008 foi realizada,em todo o Piauí, uma média de 80 ações por ano, entre cursos, palestras e eventos, qualificando mais de 8 mil contabilistas, estudantes e empresários, entre outros profissionais.

“Fico feliz em ver pessoas das mais diversas instituições aqui, com isso nós vemos o comprometimento com a qualificação e com a ideia de melhorar e valorizar cada vez mais nossa profissão. É por isso que a Câmara de Desenvolvimento Profissional não para, porque nós vemos em vocês a vontade de participar e aprender sempre mais”, afirmou Elias Caddah.

Para ministrar o curso foi convidado o contador do Tribunal de Contas do Estado Rio de Janeiro, Jessé Gomes Dias, que comemorou as recentes mudanças na área contábil. “É gratificante estar aqui para contribuir com esse Conselho que é tão atuante, principalmente nesse momento em que vemos tantas mudanças na contabilidade pública, que estava se preocupando muito mais com orçamento do que com a própria contabilidade em si. O objeto da contabilidade é patrimônio e essas mudanças vieram para consertar isso e colocar a contabilidade pública no verdadeiro lugar dela.”

A técnica em contabilidade e funcionária pública, Maria Nilma Albuquerque Dias Feitosa, participou do curso contando com os conhecimentos adquiridos para auxiliar no cotidiano do seu trabalho. “Estou com uma expectativa positiva muito grande porque espero melhorar o setor em que eu trabalho. É um grande aprendizado”.

Com o objetivo de auxiliar servidores que exerçam atividades relacionadas ao registro dos fatos que geram despesas e receitas no âmbito dos órgãos públicos, o curso abordou, entre outros temas, receitas públicas, mutações patrimoniais, despesas públicas e estrutura e análise das demonstrações contábeis.