Curso sobre eSocial destaca mudanças na cultura organizacional das empresas a partir de 2018

A menos de três meses para sua implantação, o eSocial obrigatório para grandes empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões ainda gera muitas dúvidas e debates entre os profissionais da contabilidade. Pensando nisso, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI) promove, durante toda esta quarta-feira (20), o curso “eSocial em Detalhes”, ministrado pelo professor Francisco Vinícius de Souza Nobre.

O evento acontece na Escola Fazendária e reúne estudantes e profissionais da contabilidade, administração e áreas afins, que buscam se atualizar diante das novas regras do Governo Federal e ao novo leiaute do Sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

De acordo com o professor Francisco Vinícius, a versão definitiva do eSocial entrará em produção plena no dia 1º de janeiro de 2018. Os demais empregadores estarão obrigados a partir de 1º de julho de 2018. “É preciso começar a agir nas empresas e escritórios, conscientizando os clientes sobre a mudança de cultura organizacional, principalmente porque o eSocial será um repositório nacional de informações e deverá mudar alguns costumes e deslizes comuns no cumprimento da legislação”, explica.

Entre os deslizes comuns podem ser citados o cumprimento de horas extras acima do limite, divisão de férias além do previsto em lei e falta de atualização dos dados cadastrais dos funcionários.

O curso é uma ação realizada pelo CRC-PI, em parceria com a Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e JRH Contabilidade. Para participar do evento os inscritos também fizeram a doação de 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a instituições carentes de apoio social.