Declare Certo atrai centenas de contribuintes na reta final da declaração do Imposto de Renda

Centenas de pessoas já procuraram o Programa Declare Certo, nesta quarta-feira (25), que teve início nesta quarta-feira (25), na Praça Rio Branco, de 9 às 16h. A iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) segue até a próxima sexta-feira (27) prestando esclarecimentos, gratuitamente, às principais dúvidas do contribuinte na hora de preencher a declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), cujo prazo final vai até o próximo dia 30 de abril.

O Declare Certo também uma forma de o contribuinte conhecer as mudanças implementadas a cada ano, uma vez que o preenchimento do formulário demanda cuidado e exatidão para que o cidadão não caia na malha fina.

Dessa forma, o Projeto disponibiliza profissionais contábeis, estudantes de Ciências Contábeis capacitados e um auditor da Receita Federal para orientar os contribuintes e colaborar com o Fisco ao gerar dados cada vez mais precisos.

De acordo com a conselheira e coordenadora do Projeto, Salvina Veras, a ação que acontece há seis anos já entrou para o calendário do Teresinense e, neste ano, além da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta com a participam de professores e estudantes dos dois campis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Facid, Aespi, Fapi e Cesvale, além do apoio da Fortes Tecnologia em Sistemas e Dominio Sistemas, da Thomson Reuters.

“É um evento de muita importância, que foi abraçado pelo teresinense. Muitas pessoas já deixam para fazer a declaração conosco porque têm o hábito e gostam do atendimento. Procuramos orientar o cidadão, elaboramos as declarações mais simples, que não dão muito trabalho, uma vez que o profissional que cuida da saúde financeira é o contador, e declarações que precisam de informações mais detalhadas são encaminhadas para um contador”, explica Salvina Veras.

Comemorações

Nesta quarta-feira (25), a programação iniciou cedo, às 7h, com a Missa de Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, em homenagem ao Profissional da Contabilidade. A celebração reuniu profissionais, familiares e amigos e destacou a a importância do Profissional Contábil para a sociedade e os abençoou em sua data comemorativa.