Diretoria do CRC-PI reúne-se com o Contador Geral do Estado
Na manhã desta quinta (18), o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí fez uma visita à Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ). Na ocasião, a diretoria do Conselho foi recebida pelo Superintendente do Tesouro do Estado, Emilio Júnior e pelo Contador Geral Ricjarderson Dias.
Foi apresentado durante a reunião o novo sistema que será implantado até o segundo semestre deste ano e onde será necessário a capacitação, qualificação de profissionais e a fiscalização dos registros dos mesmos.
Para tratar dessas mudanças da contabilidade pública em nível estadual, o Contador Geral Ricjardeson Dias afirmou “Nós estamos implantando as novas normas de contabilidade do setor público e ao mesmo tempo implantando um sistema novo no Estado. São mudanças que geram uma repercussão muito grande para os órgãos públicos estaduais. Os contadores têm que estar preparados, qualificados, fazer treinamentos e capacitação. O que nós temos percebido é que as normas estão avançando, mudando e o profissional precisa acompanhar isso. Então, essa é a ideia. Buscar uma parceria junto ao Conselho de Contabilidade para que a gente possa durante esse ano promover treinamentos necessários para colocar esse sistema em produção no ano que vem”.
Sobre a importância dessa visita, o Superintendente do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda, auditor Emílio Júnior, explicou: “Porque aproxima o órgão que regulariza e fiscaliza a profissão contábil do estado e isso faz com a gente possa ter uma melhoria na qualidade dos profissionais de contabilidade que atuam nessa área e, consequentemente, se a qualidade do trabalho sai bem feito quem sai ganhando é a sociedade, o cidadão que vai receber os serviços do poder público de melhor qualidade”.
O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, avaliou positivamente a parceria feita entre os órgãos. “Esse contato com a contabilidade pública nunca tinha sido feito antes e foi provocada pelo contador geral. Essa parceria só vem a fortalecer a classe contábil porque percebemos que existe muito contador da área pública que não tem registro do conselho e com isso vamos firmar um convenio. Ainda será elaborada uma minuta que deverá ser analisada para podermos orientar e até incentivar esses contadores a serem registrados no conselho para que possam trabalhar dentro da legalidade”.