Entidades Contábeis e Prefeitura de Teresina lançam a campanha “Declare amor e renda um futuro”
Foi lançada na manhã de hoje (01), em solenidade no Metropolitan Hotel, a campanha “Declare amor e renda um futuro”, que visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente.
A contribuição incide sobre o valor do imposto devido para fundos de assistência que financiam projetos voltados para a proteção e defesa da criança e adolescente. A campanha foi desenvolvida pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, o Sescon-PI e Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, pediu o engajamento da sociedade na campanha. “Ninguém paga imposto satisfeito, mas a partir do momento em que o cidadão vê retorno e percebe que o seu investimento está sendo transformado em cidadania e melhores perspectivas de vida para as crianças e adolescentes de sua cidade, ele se sente feliz em ajudar. Essa destinação pode ser uma contribuição simbólica, mas é de extrema importância para mudar realidades. Esperamos a colaboração de todos”, disse o prefeito.
A campanha começa a ser veiculada nesta quarta (2 de abril) e é composta de VTs, banners para sites e anúncios de jornal. Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.
Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a fundos que administram projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância. “O profissional contábil contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua nesse processo de responsabilidade social”, destaca.
Sobre a campanha “Declare amor e renda um futuro”, o presidente afirma que é o projeto já era realizado pelas entidades contábeis através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, mas que a parceria com a Prefeitura de Teresina deverá aumentar a visibilidade, sensibilizar o contribuinte e alavancar as doações. “Torcemos por uma pluralidade desta ação”, disse Caddah.
De acordo com Caddah, o projeto é bastante nobre, uma vez que tem como fim resgatar a cidadania das crianças e jovens teresinenses, proporcionando a eles a expectativa de um futuro melhor. “O suporte da Prefeitura de Teresina aumentará volume dos recursos que serão destinados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e nós, profissionais da Contabilidade, podemos transmitir aos nossos clientes a segurança que eles precisam para realizar o direcionamento de parte do Imposto de Renda para a causa”, declarou o presidente do CRCPI.
A advogada Fides Angélica Ommati esteve presente à solenidade representando os contribuintes teresinenses que anualmente destinam parte do seu Imposto ao Fundo.
Segundo ela, o grande problema da sociedade atual é o individualismo, mas que campanhas como esta resgatam o sentido de coletividade da população. “Em geral o povo espera que o governante tome todas as atitudes e muitas vezes cruzam os braços. Os impostos não são pagos com alegria, mas causa satisfação quando observamos o nosso dinheiro ser bem empregado. Pagamos o imposto de renda contrariados, mas transformá-lo em algo bom para o próximo é estimulante”, destacou a advogada.
Saiba como proceder para efetuar sua doação:
Segundo a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Francyslene Magalhães, o contador pode e deve orientar os empresários a destinar parte dos seus resultados e tributos gerados diretamente às áreas sociais.
A contadora informa que a legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.
Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).
Ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2014, siga estes passos para doar:
1- Ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;
2- Clique em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados;
3 – Preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);
4 – Imprima o DARF gerado (guia imprimir);
5 – Efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2014.
Mesmo quem apresenta Imposto de Renda a restituir pode fazer a destinação. O valor da restituição será acrescido do valor doado.