Entidades Contábeis e Prefeitura de Teresina lançam segunda edição da campanha “Declare Amor e Renda um Futuro”

Publicado por Darlyson Gomes - Assessoria de Imprensa em

Pelo segundo ano consecutivo, as Entidades Contábeis piauienses a Prefeitura Municipal de Teresina promoverão a campanha “Declare amor e renda um futuro”. O lançamento acontecerá nesta quarta (1º de abril), ao meio-dia, no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

A segunda edição da campanha “Declare amor e renda um futuro” visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na capital piauiense. Mesmo quem apresenta Imposto de Renda a restituir pode fazer a destinação. O valor da restituição será acrescido do valor doado.

FullSizeRender (18)

 

No ano passado, a campanha foi bem recebida pela sociedade e a intenção para 2015 é conscientizar ainda mais teresinenses sobre a possibilidade de destinar parte do IR devido ao fundo que administra projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância.

A mobilização acontecerá até 30 de abril, data em que se encerra o prazo de envio da declaração do IR. Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.

Segundo Elias Caddah, presidente do CRCPI, o projeto é bastante nobre e a parceria com a Prefeitura de Teresina é salutar porque aumenta a visibilidade, sensibiliza o contribuinte e alavanca as doações ao Funcriança. “Nós, profissionais da Contabilidade, podemos transmitir aos nossos clientes a segurança que eles precisam para realizar o direcionamento de parte do Imposto de Renda para a causa. Por meio da campanha, o Contador contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua no processo de responsabilidade social”, destaca.

Saiba como proceder para efetuar sua doação:

O contador pode e deve orientar os empresários a destinar parte dos seus resultados e tributos gerados diretamente às áreas sociais.

A legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.

Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).

Ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2015, siga estes passos para doar:

1- Ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;

2- Clique em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados;

3 – Preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);

4 – Imprima o DARF gerado (guia imprimir);

5 – Efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2015.

Categorias: Notícias

Abrir bate-papo
Fale com nossa equipe
CRC/PI
Olá! 😄
Bem-vindo ao CRC/PI.
Tudo bem?
Como podemos ajudá-lo(a)? 🤔