Entidades contábeis e Prefeitura firmam parceria visando ampliar doações de IR para Fundo
O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí e o Sescon-PI, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, firmaram na semana passada, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina em prol da ampliação do volume de doações ao Funcriança. A parceria tem como propósito divulgar e conscientizar a população acerca da importância da iniciativa.
Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, o profissional de contabilidade exercita sua responsabilidade social ao desempenhar a missão de esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a Fundos que administram projetos que cuidam de crianças e adolescentes em situação de risco.
Em breve será lançada uma campanha voltada para o esclarecimento do contribuinte sobre essa possibilidade de doação. Toda classe contábil está empenhada no sentido de prestar também esses esclarecimentos ao contribuinte no momento do preenchimento de sua declaração de imposto de renda.
No município de Teresina, projetos sociais desenvolvidos pela Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz, Fundação Barão de Itararé, são alguns exemplos de ações beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.
Saiba como proceder para efetuar sua doação:
Segundo a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Francyslente Magalhães, a legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.
Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).
Para doar, ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2014, siga os seguintes passos:
1- Ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;
2- Clique em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados;
3 – Preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);
4 – Imprima o DARF gerado (guia imprimir)
5 – Efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2014.
Mais informações: site da Receita Federal, pergunta nº 419 http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/perguntao/Irpf2014/PerguntaseRespostasIRPF2014.pdf