Entidades debatem mecanismos de controle da gestão pública e combate à corrupção no Piauí
Aconteceu, nesta quinta-feira (13), em Teresina, o lançamento do projeto Abraçando o Controle Social, que tem como objetivo principal conscientizar os profissionais da Contabilidade, gestores do controle interno das entidades públicas e cidadãos sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de gestão de recursos públicos e do combate à corrupção.
O evento, em formato de talk show dividido em dois painéis temáticos, foi realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) – um dos órgãos apoiadores do Projeto, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), juntamente com outras instituições.
“A Contabilidade é um fator preponderante no controle social. A sociedade e as instituições devem se articular. O Piauí tem dado exemplo, com a criação do Observatório Social, em Picos, possibilitando a melhor gestão dos recursos públicos no município. Vamos lutar para implantar um, também, em Teresina”, diz o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim Moraes Rêgo.
No mesmo sentido, o presidente do CFC, Zulmir Breda, acredita que “é necessário despertar o cidadão para a consciência de que cada um deve fazer a sua parte. Nosso compromisso de cidadania não se encerra no ato do voto, mas continua no acompanhamento da atuação dos eleitos e da gestão pública. Esse papel não é apenas dos órgãos de controle”.
Homenageado com o troféu Gratidão Contábil, concedido pelo CRC-PI aos que colaboram com a Contabilidade, o governador Wellington Dias enalteceu o projeto Abraçando o Controle Social. “A atuação das instituições e da sociedade, bem como dos gestores públicos, é fundamental para a boa aplicação dos recursos e o combate à corrupção”, frisa.