Especial: Como solicitar o Registro Profissional?
Resolução do CFC Nº. 1.389/12 , que dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade.
CAP.1 SEÇÃO 2
COMO SOLICITAR O REGISTRO PROFISSIONAL?
Depois de aprovado no Exame de Suficiência, o profissional deve se dirigir ao Conselho Regional de Contabilidade onde situará seu domicílio profissional e solicitar seu Registro Profissional.
As taxas devem ser solicitadas no site do CRC-PI seguindo o passo-a-passo: SERVIÇOS ON-LINE > SOLICITAÇÃO DE REGISTRO > SOLICITAÇÃO DE REGISTRO/REQUERIMENTO REGISTRO PROFISSIONAL ou neste link: http://201.33.23.185/spwPI/fichacadastral/crc/. O usuário deverá inserir o número de seu CPF, que gerará automaticamente as taxas referentes ao Registro Profissional, à Carteira de Identidade Profissional e à Anuidade Proporcional.
Os documentos que deverão ser apresentados para efetuar o pedido são:
1) Comprovante de pagamento das taxas
2) Duas (02) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, em cor e com fundo branco;
3) Original e cópia, que será autenticada pelo CRC, dos seguintes documentos:
- Diploma ou certificado devidamente registrado, fornecido pelo estabelecimento de ensino ou certidão de inteiro teor expedida pelo órgão competente;
- Documento de identidade oficial com foto;
- Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de regularidade com o serviço militar (obrigatório para profissionais do sexo masculino e idade inferior a 46 anos);
- Título de eleitor (obrigatório para maiores de 18 anos);
- Comprovante de endereço residencial recente;
- Comprovação de aprovação no exame de Suficiência.
Ao final, será expedida a Carteira de Identidade Profissional ao Contador ou ao Técnico em Contabilidade registrado no CRC.
SAIBA MAIS
Procurando informar e esclarecer dúvidas dos Contadores, Técnicos em Contabilidade e Escritórios de Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) iniciou uma série de matérias explicativas abordando resoluções do Conselho Federal de Contabilidade.
O objetivo é destacar pontos de regulamentação da profissão e esclarecer como o CRC-PI realiza a fiscalização profissional a partir de normas do Conselho Federal. A intenção é de que os profissionais e estudantes da Contabilidade tomem conhecimento das resoluções de forma clara e estejam por dentro de cada detalhe.
Confira a matéria anterior: Quem pode exercer a profissão contábil? Como funciona o Registro Profissional?
Próxima matéria: Que alterações podem ser feitas no Registro Profissional? E como fazer?
Para ter acesso à RESOLUÇÃO CFC Nº 1.389/12 e às demais resoluções, clique aqui.