Especialistas discutem papel do contabilista na Administração Pública no 3º Fórum Piauiense de Contabilidade Pública
Na última sexta e sábado, foi realizado o III Fórum Piauiense de Contabilidade Pública. O evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI, teve a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro.
Na ocasião, o presidente enfatizou que a contabilidade é uma área importante e que tem passado por muitas mudanças. “Atualmente, o setor contábil está caminhando para a padronização internacional de suas normas. Trata-se de um momento de organização. A realização de um Fórum como este amplia as discussões a respeito da ética”, explicou.
O III Fórum foi aberto pela palestra “O Papel do Profissional da Contabilidade no Controle da Gestão Pública”, ministrada pelo mestre em Contabilidade, Inaldo da Paixão Santos Araújo, Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
Araújo comentou que 2013, Ano da Contabilidade no Brasil, é um momento de valorização da carreira. “Trata-se de um ano voltado para a transparência e para a ética. É importante que os contabilistas sejam proativos e disseminem essas boas práticas, fazendo com que as mesmas cheguem a Administração Pública”, analisou o palestrante.
“O profissional contábil tem participação ativa em importantes acontecimentos atuais. Há muitos casos de repercussão na mídia em que o trabalho dos contabilistas foi decisivo para apontar irregularidades na gestão pública. Isso revela que o profissional contábil é peça fundamental para a execução de uma boa gestão em organizações privadas e públicas”, disse o vice-presidente.
A programação do Fórum continua hoje (25) no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Na agenda de especialistas do evento estão o Subsecretário de Modernização de Finanças do Rio de Janeiro, Paulo Henrique Feijó, e o auditor do Tribunal de Contas Públicas do TCE de Pernambuco, João Eudes Bezerra.
O presidente do CRC-PI, Elias Caddah, também reforçou a importância do desenvolvimento de um trabalho ético. “Nosso conhecimento surge através de importantes experiências. Por isso, é necessário que haja um trabalho pautado na transparência”, finalizou.
1 comentário
Os comentários estão fechados.