Exposição que conta história da contabilidade é aberta em Teresina

Foi aberta nesta sexta-feira (28), em Teresina, a exposição Contabilidade: um balanço da História. A mostra ficará aberta gratuitamente à visitação pública no piso superior do Teresina Shopping, no período de 28 de outubro a 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim, relatou que muitos dos equipamentos presentes na exposição fizeram parte do início da sua carreira como contador. “Usei aquelas máquinas no meu trabalho diário, conheci a fundo todo o seu funcionamento e isso mexeu bastante comigo, pois fez parte também da minha história. Considero esse resgate da contabilidade de grande importância para a classe. É uma oportunidade única para a nossa categoria e para os estudantes que agora podem conhecer um pouco mais da trajetória da nossa profissão”, diz.

A mostra faz parte do projeto Museu Itinerante da Contabilidade e tem o objetivo de retratar a escala evolutiva da contabilidade desde o início da civilização até os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo. Todas as peças, entre máquinas, quadros, mesas e livros raros, estarão disponíveis ao público A exposição já passou pelos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Natal, Alagoas, Acre, Amazonas, Sergipe, entre outros.

Representando o Conselho Federal de Contabilidade, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, destaca o trabalho que o CFC está realizando para o reconhecimento da classe. “É um trabalho de valorização e resgate da imagem do profissional da contabilidade. Uma oportunidade para nós podermos conhecer a historia, investigar as origens e identificar um pouco da nossa experiência, do nosso trabalho, do nosso estudo, que no futuro também poderá compor este museu”, afirma.

A solenidade também contou com a presença de estudantes; contadores; da vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Contábil do CRC-PI, Francyslene Abreu da Costa Magalhães; o diretor-excutivo do CRC-PI, Pedro Evado, presidente do Sescon-PI, José Raulino Castelo Branco Filho; presidente da Apicicon, Elias Caddah Neto; a representante da Comissão Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Rosymari Mendes Farias; a coordenadora Estadual do PVCC, Gretha Anice; e o diretor Comercial do Teresina Shopping, Alexis Evangelista.

A exposição é idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio do CRC-PI, Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí (Sindcont-PI), Sindicato das Empresas de Contabilidade, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Piauí (SESCON-PI), Academia Piauiense de  Ciências de Contábeis (APICICON) e Associação de Peritos Contadores do Estado do Piauí.