Feirão de Automóveis é prorrogado até 20 de dezembro

O I Feirão de Automóveis do Servidor Estadual, que terminaria no último sábado (5), foi prorrogado para até o dia 20 de dezembro. A parceria entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e concessionárias de automóveis possibilita o financiamento em condições especiais para compra e troca de veículos novos e seminovos. O financiamento pode ser feito em até 60 meses com até 100% do valor do veículo. Entre as outras vantagens estão a carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela, a possibilidade de não pagar a parcela em dois meses por ano, a garantia de quatro meses para veículos seminovos e taxas especiais a partir de 1,46% junto às instituições financeiras.

A prorrogação acontece paralelo ao anúncio, feito pelo governo Estadual, do calendário de pagamento do 13º aos servidores públicos, previsto para ser efetivado entre os dias 15 e 18 de dezembro. “Estamos prorrogando o feirão para automóveis e outros veículos novos e usados para o dia 20. Isso significa mais oportunidade. Alguém que recebe o 13º e quer dar uma entrada. É dinheiro que poderia circular na economia de outros Estados e passa a circular na economia do Piauí. É uma oportunidade para o servidor público, abrindo uma oportunidade de comprar o seu veículo, novo ou usado, com juros mais baixos, com condições melhores de carência, enfim. Uma oportunidade de benefício para o servidor e servidora do Piauí”, declarou o governador Wellington Dias.

Até a última sexta-feira (4), haviam sido fechados R$ 15 milhões em negócios. Segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, a iniciativa do feirão vai fazer a economia girar, e ainda fomentar recursos para o Fundo de Previdência, já que 0,5% de todo o volume de vendas será aportado no fundo de previdência a título de taxa de administração.

“Acreditamos que a ampliação do prazo vem atendendo ao pedido, tanto dos empresários quanto dos bancos e dos servidores. Vamos ver uma situação de mercado aquecido. É bom lembrar que as vezes que as pessoas acham que só o mercado de veículos será beneficiado diretamente. Nós temos aí envolvidos o mercado de veículos, o mercado de seguros, o mercado de placas, enfim, é um nicho, um sistema financeiro entorno dos veículos que funciona e faz a economia crescer no estado do Piauí”, acrescentou Franzé.

O evento, quem tem como público-alvo os servidores públicos, é inédito no Brasil. As instituições credoras não vão cobrar tarifas de cadastro ou avaliação. O débito vai ser feito em conta corrente sem a necessidade de boletos e com a oportunidade do servidor utilizar o CDC Consignado e/ou CDC Salário para auxiliar na entrada e complementar o financiamento do veículo.

De acordo com a direção do Banco do Brasil no Piauí houve um recorde na carteira de investimentos no mês de outubro. Com a prorrogação, a expectativa é de mais investimentos. “Nós temos hoje aprovadas quase 2 mil propostas. O montante que já está pronto para a liberação já ultrapassa R$ 65 milhões, apenas via Banco do Brasil, que já liberou mais de cem operações nesses poucos dias que nós tivemos. Porque as vezes o servidor quer um tempo para escolher um veículo, ou procura uma marca específica, mas o crédito está aprovado, os servidores estão fazendo a seleção do veículo. Nós tivemos um conjunto de financiamento muito bom”, avalia o superintendente estadual do Banco do Brasil no Piauí, Pio Gomes de Oliveira.

Para quem está fazendo o financiamento com plano de seguro, o Banco do Brasil ainda oferece possibilidades com desconto para os servidores. “Isso traz para o Estado um impulso forte na economia. Para o banco, uma fidelização com o nosso cliente em condições especiais. E para o servidor que é nosso cliente, condições que o Banco está trazendo em condições especiais. É um conjunto bom para todos”, garante o superintendente.

A 1ª edição do Feirão está disponível em todas as concessionárias e lojas credenciadas em Teresina e no interior do Piauí. O servidor também pode encontrar modelos no estacionamento do Teresina Shopping com venda dos seminovos. O feirão começou dia 27 de outubro, possibilitando a compra de carros novos e seminovos com preços especiais e vantagens únicas para os servidores públicos estaduais, Polícia Militar, Bombeiro Militar, ativo, inativo e pensionistas do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, advogados regularmente inscritos na OAB/PI, qualquer profissional de contabilidade, inscrito no CRC-PI, e jornalistas filiados ao sindicato da categoria.

O presidente da Associação de Revendedores de Automóveis, Douglas Alexandre, avalia como positiva a primeira etapa do Feirão. “Esse feirão trouxe um aumento no fluxo de lojas em torno de 50% e um incremento nas rendas de 30%. Isso para a gente é muito bom em relação a projeção que o mercado tinha para o mês de outubro. Só para se ter uma ideia, o mercado projetava em torno de 1.100 carros novos para o mês de outubro, que não era um resultado muito bom e fechou com um resultado de 1.295, que é um resultado muito positivo. Lembrando que para cada veículo 0km vendido, é vendido em média 2 veículos seminovos. Então essa ideia do Feirão do Servidor foi fantástica. Eu tenho certeza que com essa prorrogação até o dia 20, vai dar uma incrementada bem maior nas vendas”, revela o presidente.

Ainda durante a reunião que prorrogou o prazo do Feirão, foi deliberada a busca pela inclusão de servidores públicos municipais. A Secretaria de Administração e Previdência deve abrir contato com a prefeitura de Teresina e Associação Piauienses de Municípios (APPM), para agrega-los nesse novo prazo até o dia 20 de dezembro.

Fonte: CCOM