Governo anuncia inclusão de novos órgãos e serviços no Piauí Digital

O Governo do Piauí está ampliando o Piauí Digital, sistema on line criado para agilizar a resposta a empreendedores que necessitam dos serviços da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). A ideia é integrar 100 novos municípios até 2018, chegando a 140 prefeituras no total. Em audiência, nessa segunda-feira (30), com a presença da presidente da Junta, Alzenir Porto, o governador Wellington Dias anunciou também a inclusão de novos órgãos estaduais no Piauí Digital – Fase 2.

“Essa modernização também está chegando à Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e buscando com a Secretaria de Estado da Administração integrar outras áreas como o DER e a Secretaria de Estado dos Transportes”, pontuou o governador.

O Piauí Digital permite a abertura, renovação e regularização de empresas por meio da internet. O sistema dispõe de documentos digitalizados, permite o acompanhamento on line das solicitações, além de reunir, em um mesmo espaço digital, diversos órgãos envolvidos no processo, como a Secretaria de Estado da Fazenda e o Corpo de Bombeiros. Antes, todas as etapas eram presenciais. O interessado necessitava entregar a mesma documentação em cada um dos órgãos. Agora, bastam alguns cliques.

Abertura de empresas

No Brasil, o tempo médio para abertura de uma empresa é de 83 dias. São necessários 11 procedimentos para o efetivo registro e licenciamento. Nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) esse tempo é de 8 dias.

Depois de aderir à plataforma on line, o Piauí avançou significativamente no ranking nacional. Atualmente, ocupa a oitava posição entre os melhores prestadores de serviços. A Jucepi consegue dar resposta para abertura de empresas em até 6 horas.