Grupo CONVERSAS comemora um ano com resultados positivos

O Conselho de Verificação da Situação do Atendimento à Sociedade (CONVERSAS) completou um ano no dia 25 de maio e para comemorar a data os órgãos que compõem o grupo realizaram uma reunião em que foram apresentadas as conquistas do Conselho desde a sua criação.

Durante o encontro, a OAB/PI entregou o Código de Defesa do Contribuinte à deputada estadual Lisiê Coelho, proponente do projeto na Assembleia Legislativa do Piauí. O documento, que tem o objetivo de criar normas que favoreçam de maneira mais efetiva os contribuintes piauienses, foi avaliado e ajustado pela Comissão de Estudos Tributários da OAB.

Para os membros do CONVERSAS a aprovação desse Código serviria de espelho para a atuação do Grupo que tem, entre os seus objetivos, a avaliação periódica das ações da Receita Federal do Brasil no âmbito local, a sugestão e discussão de melhorias no atendimento à sociedade, a colaboração na promoção da cidadania e da educação fiscal e a atuação como um elo entre os segmentos da sociedade e a Receita Federal.

Como resultado das ações do Grupo, o delegado da Receita Federal no Piauí, João Batista Barros da Silva Filho, apresentou os avanços do órgão depois da criação do Conselho. Entre eles estão as ações de respeito ao contribuinte, como o Espaço do Contribuinte, Fale com o Delegado, Avaliação Sistemática de Atendimento e Atendimento Especial a Órgãos Públicos.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Caddah, anunciou a substituição do conselheiro Tertulino Ribeiro Passos pelo contador Francisco Craveiro de Carvalho Júnior na vaga do CRC-PI no Grupo. “Foi uma grande honra participar e contribuir com essa ação desde o início. Mesmo não estando mais na representação do CRC quero continuar participando, pois acredito na importância desse trabalho”, afirmou Tertulino.

Para continuar avançando, em breve o CONVERSAS terá uma página eletrônica como canal direto com a sociedade, que poderá dar sugestões e fazer denúncias, terá acesso a dados e documentos do Grupo e dos órgãos fiscalizados, além de se informar sobre as ações das instituições membros do Conselho. A ideia é que o site seja um espaço voltado para a transparência e educação fiscal.