Grupo CONVERSAS  realiza primeira reunião do ano na sede da Receita Federal

Nesta sexta-feira (25), setores da Contabilidade e da Administração Tributária do Piauí, participaram da primeira reunião de 2018 do grupo CONVERSAS (Conselho de Verificação da Situação de Atendimento à Sociedade). O encontro aconteceu na sede da Receita Federal do Piauí, com apresentação da prestação de contas de serviços relacionados ao atendimento e também sobres as temáticas atuais da contabilidade no estado.

O encontro foi mediado pelo delegado Regional da Receita Federal da 3ª Região Fiscal, Eudimar Alves Ferreira. Entre os representantes dos órgãos participaram da reunião o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Carlos Lustosa Filho; a conselheira da comissão gestora nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), responsável pelo Nordeste no Conselho Federal de Contabilidade, Gretha Anice; e o coordenador geral do PVCC no Conselho Federal de Contabilidade, Elias Caddah.

“A ideia é reunir os órgãos que estão administrando as mudanças, principalmente em relação  ao Sped  e atualmente o e-Social, para que possa divulgar entre os associados a importância de ter a consciência das mudanças da nova exigências dos fiscos estaduais e regionais, utilizando nossas redes de comunicação para que a gente atinja esse público fazendo com que possamos cumprir essa obrigação dentro da legislação e evitando possíveis perdas”, explica o conselheiro Carlos Lustosa.

No debate, os temas de maior destaque foram a respeito do e-Social, com apresentação da auditora fiscal da Receita Federal e supervisora do e-Social, Maria Geórgia Magalhães de Almeida, que falou sobre a situação atual desse instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

“Hoje também abrimos espaços para trabalhar temas como “A compensação e restituição administrativa de tributos em decorrência de decisão judicial” proposto pela OAB-PI. Convocamos essa reunião com o grupo CONVERSAS, que reúne órgãos da administração tributária para tentar dialogar com setores que representam a sociedade, questões relativas aos serviços que a receita federal presta à sociedade realizando a prestação de contas dos atendimentos, apresentação dos resultados e arrecadação”, ressalta o delegado da Receita Federal, Eudimar Alves Ferreira.

Fazem parte do Grupo CONVERSAS diversos órgãos e entidades, entre elas a Receita Federal, Jucepi, OAB-PI, Sefaz, Secretaria Municipal de Finanças, Sescon-PI, Sindilojas, Ajuspi, APPM, Fecomércio, dentre outros.