Museu Itinerante da Contabilidade atrai mais de 4 mil visitantes em 20 dias de exibição

Mais de quatro mil pessoas fizeram um passeio pela história contábil na exposição Contabilidade – um balanço da história que se despediu de Teresina nesta quarta-feira (16). A mostra do Museu Itinerante da Contabilidade esteve na capital entre os dias 28 de outubro e 16 de novembro e atraiu profissionais, professores e estudantes de vários municípios do Piauí e do Maranhão.

Durante 20 dias, 4.171 visitantes puderam conhecer originais de importantes documentos, mobiliário antigo, instrumentos, máquinas e outros objetos utilizados através da história da profissão contábil. O evento foi bastante prestigiado pela classe contábil, que pôde ver mais de perto um pouco da origem da sua profissão, a evolução através das mudanças tecnológicas e seu importante papel no mundo contemporâneo.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Josafam Bonfim, avalia a exposição como sendo um sucesso e um grande aprendizado para todos que visitaram o Museu Itinerante em busca da origem da contabilidade e sua evolução através da história. “Alcançamos um excelente resultado. Além do número expressivo de visitantes, o mais relevante foi mostrar e difundir a importância dos profissionais da contabilidade. Nossos agradecimentos ao Grupo Claudino que nos cedeu o valioso e lindo espaço no Teresina Shopping. Aos funcionários do CRC, aos Conselheiros, aos professores e coordenadores de cursos de Ciências Contábeis que levaram seus alunos para a exposição e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso dessa ação”.

A exposição é uma realização da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Academia Piauiense de Ciências de Contabilidade (APICICON), Conselho, Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí (Sindcont-PI), Sindicato das Empresas de Contabilidade, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Piauí (SESCON-PI), Associação de Peritos Contadores do Estado do Piauí (APCEPI) e Teresina Shopping.

O Museu Itinerante da Contabilidade teve início em Fortaleza (CE), em 2011, durante o VI Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, a exposição itinerante do Museu da Contabilidade visitou, em 2011 e 2012, os estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas. Neste ano, a exposição já esteve em Maceió (AL) Aracaju (SE), Recife (PE) e, após passar por Teresina, seguirá para o Maranhão.