Nova diretoria do CFC toma posse em prestigiada cerimônia

Conselheiros efetivos recebem certificados

Deputados, senadores, lideranças da classe contábil de todo país, presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade e de outras profissões regulamentadas, participaram da Solenidade de Posse da Nova Diretoria e dos Conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (gestão 2012-2013), para a renovação de 1/3 do Plenário da entidade, ocorrida na noite desta quarta-feira (21), no Centro de Eventos Brasil 12, em Brasília (DF).

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Valdir Pietrobon, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Segundo Pietrobon, a “contabilidade está vivendo o seu momento mais importante e o nosso principal objetivo, enquanto profissionais, é atuarmos como gestores nas empresas”.

O deputado federal, Edinho Bez, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse, por sua vez, “que a contabilidade já pode ser considerada uma das profissões mais demandadas no mundo”. Segundo Bez, o profissional da contabilidade faz parte da vida de cada cidadão. “A figura do contador  é fundamental para o crescimento econômico do País”,  analisa.

O senador da República, Paulo Bauer, que também é contador,  iniciou o discurso relembrando quando recebeu a carteira profissional do presidente Juarez, á época presidente do CRCSC. “Foi das mãos do presidente Juarez que recebi a carteira de contador que me credencia a discutir questões de natureza contábil”, revela. O profissional da Contabilidade, segundo o deputado, deve encarar os desafios propostos e não ter limites para exercer a razão e compreensão. “O governo mostrou, recentemente, o pequeno avanço que tivemos com a redução da carga tributária no País. Naquele momento me senti útil pelo fato de ser contador e pelo fato de ter contribuído para algo tão importante e significativo para a vida de milhares de brasileiros”, afirma Bauer. Ao encerrar o seu discurso, o senador reverenciou o trabalho dos quase 500 mil profissionais. “Aplaudo todos os contadores deste país que convivem com essa carga tributária infernal. Temos que ter coragem para  eliminar essa burocracia”, finaliza.

O presidente o CFC reeleito, Juarez Domingues Carneiro, iniciou o discurso relembrando da sua  trajetória profissional. “Meu primeiro contato com a Contabilidade, por incentivo de meu Pai, foi no Curso de TÉCNICO EM CONTABILIDADE, realizado ao mesmo tempo com o Curso CIENTÍFICO”,  lembra. Anos mais tarde, Juarez concluiu os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito. “Tive a oportunidade de exercer profissionalmente cada um deles”, revela.Juarez fez, ainda, um balanço do primeiro ano de gestão à frente da entidade ao dizer que “nesses dois anos, conseguimos colocar a contabilidade brasileira como referência no cenário internacional, passamos a presidir o Glenif ou Glass, que é a voz  da América Latina junto ao IASB e estamos prestes a criar a jurisdição do XBRL no Brasil”. No cenário internacional, o presidente afirmou que foram feitas parcerias com organismos contábeis como a AICPA (Estados Unidos), o ICAEW (Inglaterra), IASB e IFAC. “O Brasil passou a ser mais respeitado internacionalmente na área contábil”, comemora.

Na oportunidade, o presidente do CFC anunciou os três  desafios para a gestão que se inicia: 1) A qualificação e capacitação dos mais de 500 mil profissionais registrados nos 27 CRCs, principalmente, em relação às Normas Internacionais de Contabilidade;  2) A consolidação de nossa posição estratégica  de liderança e referência no Contexto da Contabilidade no Mundo; 3) A grande campanha para o ano de 2013, envolvendo todas as Entidades ligadas a Contabilidade, intitulada:  “O Ano da Contabilidade no Brasil” que revelará de vez a importância da contabilidade, para as organizações e para a sociedade. Segundo Juarez serão realizadas ações de marketing  sobre a importância da profissão no próximo ano.

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra os presidentes Juarez Domingues Carneiro (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim (Abracicon), José Martonio Alves Coelho (FBC), António Domingues de Azevedo (OTOC), o senador Paulo Bauer (representando o presidente do Senado Federal, José Sarney);o deputado federal  Edinho Bez (representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia);  o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; os deputados federais Espiridião Amim; Arnaldo Faria de Sá; Renato Ring; Celso Maldanez; Raimundo Gomes de Matos; Eros Biondini; Júlio César; a deputada federal, Iracema Portela; o deputado federal, Afonso Hamm; os deputados federal Lelo Coimbra e Manoel Júnior; a deputada estadual, Margareth Coelho; os presidentes da CNPL, Francisco Antônio Feijó; e do Ibracon, Eduardo Pocetti.

Fonte: CFC