Em reunião com CRC-PI, órgãos de controle defendem concurso público para área contábil
O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) recebeu a visita de membros da Rede de Controle do Piauí, na última quinta-feira (4), com o objetivo de tratar sobre a importância da implementação de concursos públicos na área contábil para controladores e contadores.
A ideia é reforçar o papel da Contabilidade como instrumento de controle social e ferramenta no combate à corrupção, evitando desvios de itens e recursos públicos.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Josafam Bonfim, pontua a importância do concurso público para o contador, sendo mais uma forma de valorização ao profissional.
“Precisamos sensibilizar os gestores do nosso Estado para que o cargo contábil seja feito por funcionário efetivo, através de concurso público, e de forma valorizada, com um salário compatível com a função. Vale reforçar também o conceito de que a Contabilidade tem papel importante na batalha pelo uso eficiente do dinheiro público e contra as diversas modalidades de improbidade administrativa, visto que, por meio das práticas contábeis, é possível identificar os gastos excessivos e a destinação irregular de verbas públicas, bem como os agentes responsáveis por esse tipo de conduta”, ressalta o presidente do CRC-PI.
A conselheira Gretha Anice também explicou sobre a importância de os municípios terem uma memória contábil. “Essa é uma das maiores reclamações que os órgãos de controle recebem quando se troca de gestão. Assim, é crucial que seja feita uma campanha de sensibilização dessa importância de cargos efetivos na área contábil dos municípios”, frisa a coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil na Região Nordeste.
O diretor-executivo do CRC-PI, Pedro Evano, explica como se deu a reunião do CRC-PI com os representantes dos órgãos de controle. “Os representantes nos procuraram para falar sobre a campanha de mobilização, que visa sensibilizar os gestores públicos sobre a importância de terem contadores na Contabilidade e Controladoria das Prefeituras. Esse ato não exclui, por exemplo, que as empresas de Contabilidade possam atuar como consultoras e assessoras”, explica.
Participaram da reunião com o CRC-PI, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Piauí (TCU-PI), Luís Emílio Xavier dos Passos; a superintendente da Controladoria-Geral da União no Piauí, Érika Lobo; e o representante da Advocacia Geral da União (AGU), Marcos Luís.