Painel defende Sustentabilidade Empresarial no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Dos painéis que ocorreram dentro da programação do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que está acontecendo em Belém desde o último domingo, 26, um de grande destaque foi o Painel Sustentabilidade Empresarial, realizado na segunda, 27, que trata da temática principal do evento “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”.

O painel apresentado por Sônia Favaretto, Diretora de Sustentabilidade da Bovespa e Paulo Wanick Gerente Geral de Controladoria na Arcelor Mittal, enfatizou a importância de adotar medidas empresariais sustentáveis no dia a dia. “Há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos”, disse Sônia.

A Sustentabilidade Empresarial adquiriu caráter competitivo o que impulsionou a expansão de mercados e produção de energias renováveis. Para Sônia, empresas preocupadas com Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI) estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

Paulo Wanick também destaca a importância da Sustentabilidade Empresarial, e afirma que deve ser difundido em todo o mercado empresarial. “O planeta e a civilização humana não podem mais desperdiçar oportunidades e desprezar os danos que foram provocados ao clima e ao meio ambiental. A Terra já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que o homem vive. Mudar para sobreviver é a única opção e a sustentabilidade é a única alternativa“, afirmou.