Palestra irá discutir Declaração de Não Ocorrência de Operação

Publicado por Administrador CRC-PI em

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) está com inscrições abertas para a palestra sobre Declaração de Não Ocorrência de Operações. O evento será realizado na próxima quarta-feira (23), às 14h30, no auditório da instituição. O objetivo é discutir a importância da atividade contábil para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Conforme previsto na Resolução CFC n.º 1.530/2017, os profissionais e as organizações contábeis atuantes nas áreas pública e privada que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, nas operações elencadas no Art. 1º da Resolução, exceto aos profissionais da contabilidade com vínculo empregatício em organizações contábeis, devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Dentre os setores regulados pelo COAF, são obrigados a efetuar a Declaração: empresas de fomento comercial (factoring), comércio de joias, pedras e metais preciosos; e serviços de assessoria, consultoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, exceto contadores, economistas e corretores mobiliários.

Os setores regulados pelo Coaf devem fazer a Comunicação de Não Ocorrência (CNO), referente ao período de 01 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de2019, até o dia 31 de janeiro de 2020, por meio do Sistema de Controle de Atividades Financeiras (Siscoaf).

O Siscoaf é um portal eletrônico de acesso restrito para relacionamento com Pessoas Obrigadas que exercem as atividades listadas no artigo 9º da Lei nº 9.613, de 1998, para fins de comunicações financeiras, nos moldes definidos pelo artigo 11 dessa lei.

Abrir bate-papo
Fale com nossa equipe
CRC/PI
Olá! 😄
Bem-vindo ao CRC/PI.
Tudo bem?
Como podemos ajudá-lo(a)? 🤔