Pela primeira vez, representantes do CRCPI tomam posse no TARF

Nesta segunda-feira (22), na Secretaria Estadual da Fazenda, os representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí tomaram posse nos cargos de membros efeitos e suplentes do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Estado do Piauí (TARF) para o mandato de dois anos.

José Corsino Raposo Castelo Branco assume como Conselheiro Titular e, como Conselheiros Suplentes, tomaram posse os contadores Francisco Craveiro de Carvalho Júnior e Raimundo Nonato Filho. Os contadores somam-se a um total de oito profissionais da contabilidade que atuam como membros conselheiros, incluindo o presidente do Tribunal, Raimundo Neto de Carvalho.

Pela primeira vez, o CRCPI, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), assume uma vaga de membro no TARF, anteriormente denominado de Conselho de Contribuintes do Estado do Piauí. O órgão é composto por representantes da Secretaria da Fazenda, Associação Comercial Piauiense, Associação Industrial do Piauí, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí.

IMG_1128“Essa solenidade representa a concretização de mais uma conquista importante para a classe contábil piauiense. Com um trabalho incisivo junto ao governo e sua equipe de secretários, o CRCPI passa a ter esse membro em um conselho estritamente ligada à atividade contábil, uma vez que é o órgão administrativo que lida com o julgamento dos processos de natureza fiscal e tributária e cuja atribuições compreende o estudo e apresentação de propostas de medidas consoantes ao sistema tributário do Estado”, explica o presidente do CRCPI, Josafam Bonfim.

Para secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o TARF é o símbolo da aproximação e diálogo entre fisco e o contribuinte. “Aqui recaem todos os pontos polêmicos da atuação da Fazenda junto aos contribuintes e que precisam de uma análise mais aprofundada. Meu pedido a cada um dos membros é que mantenham essa postura de fazer do tribunal um instrumento para o diálogo, para que a relação do fisco e contribuinte seja a mais harmoniosa possível”, diz o secretário.

Após a solenidade de posse, foi realizada a eleição do Tribunal.  O contador, auditor fiscal e ex-secretário Estadual da Fazenda Estadual, Raimundo Neto de Carvalho, que já presidia o tribunal, foi reconduzido ao cargo. A auditora fiscal Savina Amália Marinho Magalhães foi eleita vice-presidente do TARF.

Confira a composição do TARF

I-Representantes da Secretaria da Fazenda:

Raimundo Neto de Carvalho – Membro Efetivo

Savina Amália Marinho Magalhães – Membro Efetivo

Maria Cristina Lages Rebêllo Castelo Branco – Membro Efetivo

Severo Maria Eulálio Filho – Membro Efetivo

Francisco Moreira de Sousa Reis Neto – Membro Efetivo

Sérgio Carlos Rio Lima – Membro Efetivo

Antônio Luiz Soares Santos – Suplente

Flávio Chaib – Suplente

Cristovam Colombo dos Santos Cruz – Suplente

II-Representantes da Associação Comercial Piauiense: