Presidente do CRC fala da importância do II Fórum

Aplicabilidade da contabilidade no setor público sobre a ótica da convergência às normas internacionais. Este é um dos assuntos a ser abordado nas palestras do II Fórum Piauiense de Ensino e Contabilidade Pública, que acontece em Teresina nesta sexta (30) e sábado (1º), no Blue Tree Rio Poty Hotel.

A palestra “Aplicabilidade das Normas Internacionais de Contabilidade no Setor Público” será ministrada pelo coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Paulo Henrique Feijó, que foi analista de finanças e controle da secretaria do Tesouro Nacional, de1993 a 2006, além de participar de iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas, especialmente nos aspectos relacionados com a administração do caixa.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Antonio das Neves, a contabilidade cresceu à medida que a tecnologia avançou e a busca pela qualidade e transparência se faz necessário para o bom desempenho das funções contábeis”.

Das Neves ressalta ainda a importância do evento para sociedade. “Essas temáticas são atuais e visam preparar o profissional de contabilidade para novos desafios profissionais, mediante o advento da tecnologia. O fórum é destinado a profissionais e estudantes contábeis, no entanto a sociedade é a maior beneficiada, já que teremos um padrão de qualidade a seguir, enfatiza”.

Diversificada em seu conteúdo, a programação do II Fórum abrange vários aspectos da contabilidade pública. Entre as temáticas estão: Metodologias Ativas na Educação Contábil: “A Didática e a Prática de Ensino numa Visão Critica” e “A Mudança na Contabilidade Pública (da orçamentário para patrimonial) e Os Impactos no Ensino e nos Sistemas de Controle”, dentre outros.

Antecedendo o evento, acontece, no mesmo local, o I Encontro de Professores de Ciências Contábeis do Estado do Piauí, com o objetivo discutir a necessidade do aprimoramento dos professores de ciências contábeis. Na ocasião, a professora do Programa de Mestrado em Contabilidade e pesquisadora do Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP, Dra. Vilma Slomski, ministrará uma oficina sobre: Competência Pedagógica do Professor de Ciências Contábeis.