Presidente do CRC-PI solicita vaga para contador no Conselho do TCE

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Caddah, visitou na manhã desta terça-feira (14), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Joaquim Kennedy Nogueira Barros, com o objetivo de estreitar as ações desenvolvidas pelos órgãos e intensificar a parceria já existente.

Também participaram da reunião o Conselheiro Federal de Contabilidade, Joaquim Filho; o presidente do SINDCONT, José Lopes Castelo Branco; a contadora Anleia Borges Sampaio; e a contadora e membro do SINDCONT, Simone Bandeira; além do conselheiro do TCE, Abelardo Pio Vilanova e Silva.

Durante a reunião ficou acertada a visita do presidente e outros representantes do TCE à sede do CRC-PI, no dia 05 de março, para assinatura de Termo de Convênio que visa, entre outros itens, a realização de cursos e treinamentos, a criação de um espaço voltado para o contabilista na sede do TCE e o desenvolvimento de ferramentas mais eficientes de controle das prestações de conta das prefeituras do interior do Estado.

Na pauta também foi abordada a necessidade da abertura de vaga de conselheiro do TCE para Contador. Como a atividade fim do Tribunal é o controle, orientação e fiscalização da gestão dos recursos públicos, atividades diretamente ligadas à Contabilidade, a classe contábil reivindica sua participação no Conselho do Tribunal de Contas e vem buscando apoio para dar repercussão a essa discussão.

“A finalidade desta solicitação é tornar esta corte de contas cada vez mais técnica, já que a contabilidade é indispensável para obter a transparência e o controle na aplicação dos recursos públicos”, explica o presidente Elias Caddah. O conselheiro Kennedy Barros manifestou sua opinião pessoal favorável e se comprometeu em levar a proposta aos demais membros do Tribunal para ampliar o debate.