Profissionais da Contabilidade debatem novidades da prestação de contas eleitorais em seminário do CRC-PI

Nesta quarta-feira (8), cerca de 164 profissionais da Contabilidade e da área eleitoral estiveram reunidos no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), onde participaram do Seminário “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) e Conselho Federal de Contabilidade, através da Comissão Eleitoral, com apoio do TRE-PI, OAB-PI e APPM.

Com a presença de representantes de órgãos ligados à prestação de contas eleitorais no Estado do Piauí, o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, iniciou os debates e deu as boas-vindas aos profissionais. Ele ressaltou a importância de o profissional da contabilidade se capacitar para este novo segmento que está surgindo, a prestação de contas eleitorais, a qual os profissionais devem assinar, conforme determina a legislação eleitoral.

WhatsApp Image 2018-08-08 at 19.24.35 (1)

“Promovemos capacitações sobre as prestações de contas eleitorais para as eleições de 2018, também em outros municípios piauienses, com o objetivo de levar o máximo de conhecimento à nossa classe. A participação do profissional da contabilidade no processo eleitoral é imprescindível para garantir a transparência sobre a utilização dos recursos e gastos que foram feitos pelos candidatos e partidos políticos”, ressalta Josafam Bonfim.

Temas como Prestação de Contas de Campanhas, Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, escrituração contábil referente à arrecadação de recursos e os gastos de campanha, esclarecimentos sobre o Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) e a atuação dos profissionais contábeis durante todo o pleito foram debatidos durante o Seminário.

O conselheiro do CRC-PI, Guilherme Valderedo, que faz parte da Comissão Eleitoral do Sistema CFC/CRCs, falou sobre Prestação de Contas Eleitorais e a atuação do profissional contábil, destacando as novidades e mudanças nas resoluções referentes à utilização de recursos.

O investimento para ingressar no Seminário de Contabilidade Eleitoral foi por meio de doação de duas latas de leite de 400g. Na ocasião, mais de 250 latas e pacotes de leites foram arrecadados e serão entregues para instituições sociais, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-PI.
Entre os participantes na mesa de honra, estiveram o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim; o vice-presidente institucional do CFC, Joaquim de Alencar Filho; o presidente da OAB-PI, Chico Lucas; o presidente da Escola dos Municípios do Piauí, Marcos Patrício; e o coordenador de controle interno do TRE-PI; Leonardo Moraes Júnior.