Profissionais da contabilidade prestigiam Seminário DOAR

O Seminário do Programa de Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR) foi realizado nesta quarta-feira (13) em Teresina, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, reunindo centenas de profissionais e estudantes da contabilidade para debater a “Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor (Fundações) e Orçamento Familiar e Controle Social do Estado do Piauí”.

O Seminário, que conta com o apoio do CRC-PI, é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social. O objetivo é contribuir na gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, assegurando ao cidadão a participação ativa nas ações de controle da execução do orçamento público.

Entre os presentes para a abertura do evento, estavam: o presidente do CRC-PI, Elias Caddah; o presidente do TCE, Kennedy Barros; a coordenadora nacional do Projeto DOAR, Gardênia Braga de Carvalho; o presidente da FBC, José Martônio Alves Coelho; o conselheiro do CRC-SC, José Henrique Domingues Carneiro, a coordenadora do DOAR no Piauí, Socorro Alves; o presidente do SINDCONT-PI, José Lopes Castelo Branco; o conselheiro do CFC, Joaquim Bezerra de Alencar Filho; e a representante do Ministério Público Estadual, Cristiane Fortes.

Na oportunidade, o presidente da FBC e representante do Conselho Federal de Contabilidade na solenidade, José Martônio, falou da importância do trabalho de valorização da classe que vem sendo desenvolvido na atual gestão do CRC-PI e sobre o impacto positivo que o DOAR deve ter em todo o Brasil. “A nossa profissão é, por excelência, de informação, que tem que ser relevante e de fácil entendimento para toda a sociedade. Para isso, nós precisamos nos preparar, nos capacitar e essa é a finalidade desse evento”, explicou.

O presidente do CRC-PI, Elias Caddah, agradeceu a todos os presentes por prestigiar o Seminário, demonstrando que a categoria contábil piauiense entende a importância da ação. “Com certeza, nós vamos sair daqui diferentes depois de ouvirmos o que os palestrantes têm a falar sobre o DOAR. É fundamental que consigamos ensinar cada cidadão a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos de maneira simples e efetiva como forma de combatermos a corrupção e melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade”, afirmou Elias Caddah.

A primeira palestra do Seminário foi proferida pela coordenadora nacional do Projeto DOAR, contadora e Conselheira do CFC, Gardênia Braga de Carvalho, que falou sobre Voluntariado da Classe Contábil Brasileira. Em seguida, o contador e coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade e Controladoria no setor público do CRC-PI, José Carvalho da Silva Neto, abordou o tema Orçamento Familiar e Controle Social.

No início da tarde, a palestra proferida tratou sobre Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor, ministrada pelo contador e auditor independente José Antonio de França. E, para encerrar o evento, o presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social, Leo Charles Henri Bossard II, ministrou a palestra As Fundações e Entidades de interesse social: aspectos contábeis e jurídicos.