Registre-se no Conselho Regional de Contabilidade

Espaço para solicitação de registro profissional no site do CRC-PI

Se você foi aprovado no Exame de Suficiência, solicite seu registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) realizando, inicialmente, o cadastro através do site do CRC-PI na opção SERVIÇOS ONLINE – Solicitação de registro – Requerimento Registro Profissional. A taxa de solicitação é de R$81,00 (R$45,00 da carteira e R$36,00 do registro). Na ocasião, também deve ser paga a 1ª anuidade proporcional com 50% de desconto. O valor proporcional (junho/dezembro) para bacharel é de R$116,09 e para técnico é de R$104,42, já com desconto.

O prazo para a aprovação do pedido é de até quarenta e cinco dias a contar da data de protocolo da documentação. Após esse período, será gerado o número do registro profissional com o qual já é possível exercer a profissão contábil.  Antes do recebimento da carteira profissional, já é possível imprimir a Certidão de Regularidade Profissional no site da instituição. A certidão é um documento que comprova a regularidade do profissional junto ao CRC-PI.

Documentos necessários para solicitação de registro:
– duas fotos 3×4 coloridas com fundo branco, original e
– Cópia da Carteira de identidade;
– Cópia do CPF;
– Cópia do título de eleitor;
– Cópia da carteira reservista para homens de até 46 anos;
– Cópia do comprovante de endereço recente (preferencialmente no nome do requerente, mas é aceito com nome do pai ou da mãe) e;
– Cópia do diploma de conclusão do curso e comprovante de pagamento.

Também é possível solicitar apenas o registro provisório, caso ainda não esteja em posse do diploma. Para tanto, é preciso apresentar a declaração de conclusão de curso acompanhada do histórico escolar. O valor para a confecção da carteira provisória tanto para bacharel em Contabilidade quanto para técnico é de R$ 66,00 (R$31,00 referentes à carteira e R$35,00 ao registro). No registro provisório, também deve ser paga a 1ª anuidade proporcional com 50% de desconto. O valor proporcional (junho/dezembro) para bacharel é de R$116,09 e para técnico é de R$104,42, já com desconto.

Certidão de aprovação

Os aprovados no Exame de Suficiência podem requerer também a certidão de aprovação, que tem validade de dois anos, apresentando os seguintes documentos na sede do CRC-PI:

– Bacharéis – original e cópia: da identidade, do diploma ou declaração de colação de grau ou de finalização do curso.

– Técnicos – cópia da identidade, diploma ou declaração de término de curso técnico em Contabilidade.