Reunião entre CRC, SEFAZ e CGE reafirma importância do contabilista para desenvolvimento do Estado

Reunião com representantes do CRC, SEFAZ e CGE

Em reunião com representantes da Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ, entre eles o secretário, Silvano Alencar, e com o Controlador Geral do Estado, Antônio Filho, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Elias Caddah, e o vice-presidente, José Corsino, buscaram melhorias para a classe contabilista.

O Secretário de Fazenda falou dos avanços, dificuldades e investimentos que estão sendo feitos no trabalho de modernização do Estado, no sentido de usar a tecnologia na Educação e da importância dos contabilistas na atual conjuntura, em que muitas empresas estão interessadas em se instalar no Piauí e o Governo está discutindo a Lei de Incentivo Fiscal.

Já o Controlador Geral reforçou que os esforços para aumentar a arrecadação do Estado têm de estar atrelados a políticas de fiscalização para dar transparência aos gastos públicos. Em virtude disso, o presidente Elias Caddah falou da necessidade de se conceder mais espaços aos profissionais da contabilidade para que a classe tenha ferramentas para atuar de maneira efetiva.

“É necessário que haja uma maior valorização e reconhecimento da importância do contabilista nesse contexto. Nós precisamos ter assento no Conselho de Contribuintes do Estado, precisamos de um atendimento melhor nos órgãos públicos, como nas diretorias regionais da SEFAZ e na Junta Comercial do Estado”, cobrou Elias Caddah.

No sentido de diminuir os problemas, Silvano Alencar anunciou para março a abertura da Sala do Contribuinte na sede da SEFAZ, o que promete facilitar e agilizar o atendimento aos contabilistas na secretaria. Além de afirmar já estar buscando soluções para melhorar o atendimento nos postos do interior.