Seminário de Prestação de Contas Eleitorais é sucesso de público e de crítica
O Seminário de Prestação de Contas Eleitorais – Aspectos Contábeis e Jurídicos promovido Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí e Tribunal Regional Eleitoral do Piauí foi sucesso de crítica e de público: cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento, que foi realizado ontem, na sede da OAB-PI.
O Seminário reuniu profissionais das áreas da Contabilidade e do Direito, candidatos e representantes de partidos e estudantes para discutir a Resolução nº 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral, que normatiza as prestações de contas eleitorais dos candidatos a cargos eletivos nas eleições de 2014.
O presidente do CRCPI, Elias Caddah, destacou que além de capacitar os profissionais que irão atuar neste campo nas Eleições 2014, o Seminário disponibiliza à população as novas regras implantadas pelo TSE.
“Dessa maneira asseguramos, através do nosso papel institucional, um pleito mais transparente. A sociedade está alerta e tem acompanhado atentamente as mudanças no país e os profissionais da Contabilidade tomaram consciência de sua importância. A classe contábil é uma das peças-chave no processo eleitoral deste ano”, declarou o presidente.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, reafirmou o objetivo do evento. “Buscamos, antes de tudo, dar eficácia ao comando da Constituição, que prega a normalidade e legitimidade dos pleitos eleitorais, alcançada, dentre outras, através da transparência da arrecadação e dos gastos decorrentes das campanhas eleitorais”, relatou.
A primeira palestra foi ministrada pela advogada especialista em Direito Eleitoral, diretora e tesoureira da OAB-PI, Geórgia Nunes, com o tema “Aspectos Legais das Eleições 2014”, a advogada destacou o papel do advogado durante os processos de candidatura.
O Contador e Conselheiro Federal Joaquim Bezerra Filho, ministrou a palestra “Prestação de Contas Eleitorais – Atuação do Profissional da Contabilidade”, onde apresentou as principais mudanças para o pleito de 2014, além de esclarecer dúvidas sobre práticas e métodos utilizados na correta prestação de contas eleitorais.
O evento foi encerrado com a palestra “Atuação Da Justiça Eleitoral Nas Eleições 2014”, ministrado pela Coordenadora do Controle Interno e Auditoria do TRE-PI, Raquel Ferro.
Os 150 primeiros inscritos no evento ganharam um exemplar do livro “Partidas Dobradas – Eleições 2014 – Contabilidade Necessária”, do contador José Appel Mattos e dos advogados Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios.
O livro está disponível gratuitamente na internet. Faça o download por meio deste link.
http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/06/livro_dobradas_eleicoes_2014_web01.pdf
Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PI.