TCE atende solicitação do CRC-PI e prorroga a entrega dos balancetes públicos
O Tribunal de Contas do Estado prorrogou o prazo de entrega das prestações de contas municipais adequadas às novas normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade – SAGRES/2014), para 2 de junho de 2014.
A medida atende à uma provocação do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, que requereu a extensão do prazo de envio dos balancetes da área pública no último mês de janeiro.
A solicitação do CRC-PI ocorreu em razão da abrangência, dificuldade e complexidade de adaptação às novas exigências trazidas pela implantação de um plano de contas único para transmissão ao Tesouro Nacional/TCE-PI para o exercício de 2014.
O presidente do CRC-PI, Elias Caddah, colocou a equipe técnica de contadores da área pública que compõe o Conselho à disposição do TCE-PI para futuras discussões acerca das novas exigências. “O novo modelo do balancete é complexo e poderá trazer dificuldades aos profissionais.
Essa prorrogação é de máxima importância, uma vez que servirá para familiarizar os contadores e prepará-los para o cumprimento das exigências trazidas pelo plano de contas unificado”, destacou o presidente.
Segundo nota distribuída pelo TCE-PI, a Corte entendeu que as alterações ocorridas na contabilidade aplicada ao setor público acarretam a necessidade de mudanças de sistemas informatizados de contabilidade e de rotinas dos Entes Municipais e, para tanto, necessidade de tempo para sua implementação.