Classe piauiense recebeu grandes nomes da contabilidade

Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro
Por Tersandro Vilela
Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro

Sucesso e qualificação. São essas palavras que melhor definem o I Encontro de Professores de Ciências Contábeis do Estado do Piauí e o II Fórum Piauiense de Ensino e Contabilidade Pública. Os eventos, realizados na última sexta (30) e sábado (1º), reuniram em Teresina ícones da contabilidade brasileira, entre eles o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, sendo também o presidente do GLENIF – Grupo Latino Americano de Elaboração de Normas Contábeis e Financeiras.

O evento contou com a presença de vários representantes de entidades contábeis do Piauí, profissionais e estudantes da área, além da vice-presidente do CRC-RJ, Maria Vitória. O I Encontro aconteceu na manhã de sexta, onde foi realizado pela profª Dra. Vilma Slomski, uma oficina pedagógica voltada para professores.

As palestras do II Fórum, momento prestigiado por toda classe com diversificados assunto dentro das perspectivas do tema, proporcionou aos participantes conhecimentos e técnicas a serem aplicadas em suas rotinas profissionais e educacionais.

Em solenidade, Juarez Carneiro parabenizou o CRC pela organização do evento e pela realização de cursos em diversas localidades do Piauí, além ressaltar a grande representatividade contábil piauiense junto ao CFC, com os conselheiros federais, Joaquim Bezerra Filho e Gardênia Braga.

Presidente do CRC-PI, Antônio Gomes das Neves

O presidente do CRC-PI, Antônio das Neves, falou da importância do momento, agradeceu a presença de todos, saudou seus companheiros de trabalho,e aproveitou para elogiar o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Elias Caddah,  pela escolha dos temas e palestrantes.

Já em discurso, Caddah fez um breve histórico das funções do Conselho, abordou a valorização do profissional, sendo uma das principais ações do seu setor, agradeceu os que ali estavam e fez votos para o sucesso da atividade.

Após solenidade de abertura, teve inicio as duas palestras da noite – “Responsabilidade Social e Balanço Socioambiental” – sob o comando da Profª Marisa Luciana Schwabe e “Aplicabilidade das Normas Internacionais de Contabilidade no Setor Público” com o Profº Paulo Henrique Feijó.

O segundo dia, sábado, foi marcado pelo show humorístico de Walbert Dourado, o “Roniê”, e pelas palestras: “A Didática e a Prática de Ensino numa Visão Critica”, ministrada por Vilma Slomski; “O Papel do Contador no Fortalecimento do Controle Interno da Administração Pública”, com Antonio Luiz Medeiros.

A atividade contou com uma palestra motivacional ministrada por José Henrique Domingues, conhecido nacionalmente como Profº Rico. Em seguida, “Exame de Suficiência, Qualificação Técnica e Educação Profissional Continuada” com Editinete Andre da Rocha e “A Mudança na Contabilidade Pública e os Impactos no Ensino e nos Sistemas de Controle” por Domingos Poubel.