Videoconferência e Contabilidade 4.0 marcam primeira reunião do novo Conselho Diretor do CRC-PI

Pela primeira vez na história do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), uma reunião do Conselho Diretor contou com a participação de um de seus membros através da internet. A iniciativa deu início a uma nova proposta da gestão para a otimização das tomadas de decisões e economia de recursos.

A videoconferência do vice-presidente de Registro, Wilver Camelo, aconteceu na última sexta-feira (31) e foi liderada pela presidente do Regional, Regina Pacheco, e pelos vice-presidentes Josias Portela, Adriana Almeida, Salvina Veras, Ceciane Portela e Leydilene Veloso.

Durante o encontro, foram tratados os objetivos da gestão e o alinhamento da visão institucional do Regional. Na pauta, também foram abordados o Plano de Ação 2020; o funcionamento regimental do Conselho; deveres e obrigações dos conselheiros; elaboração do calendário de reunião regimental; entre outros assuntos de interesse da categoria que visam ao fortalecimento da profissão e valorização dos profissionais contábeis.

Na reunião também foram discutidos assuntos operacionais da instituição, que é uma das atribuições da Diretoria. Outra pauta relevante objetivou elaborar mecanismos e estratégias para estimular uma maior aproximação do Regional com a classe contábil e ouvir suas demandas.

De acordo com a presidente Regina Pacheco, uma dessas estratégias envolve o projeto ‘Café com a Presidente’, com reuniões periódicas entre a presidente e os profissionais contábeis, entidades contábeis e órgãos dos quais o profissional se utiliza dos serviços, como Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Receita Federal do Brasil, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Finanças, entre outras, além de Faculdades e Universidades para, juntos, desenvolver projetos, firmar convênios e parcerias.

“Hoje a Contabilidade é 4.0, ‘Gestão Contábil 4.0’, que significa uma empresa contábil e profissional que participam ativamente da administração da instituição, onde prestam serviços. É através da Contabilidade Consultiva que há a participação ativa no planejamento estratégico e no auxílio à tomada de decisão. Essa é uma realidade que já está presente no mercado de trabalho e isso foi bastante debatido em nossa reunião. Esse é um grande foco do CRC-PI, promover e oportunizar condições para que o perfil do nosso profissional seja 4.0”, conclui a gestora Regina Pacheco.