Voluntariado contábil discute sobre destinação do IR a projetos sociais
Desde o início do mês os brasileiros estão atentos ao período de envio da declaração do Imposto de Renda. O que muitos contribuintes não sabem é da possibilidade de reverterem parte do imposto em doações para entidades de assistência social ainda no momento da declaração.
Em Teresina, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCAT, é a entidade responsável por gerir o FUNCRIANÇA, que foi criado com base no Estatuto da Criança e do Adolescente para viabilizar a captação de recursos, como os provenientes do Imposto de Renda, para programas de auxílio de meninos e meninas em situação de risco.
O vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI, José Corsino Raposo, e a professora Rosemary Mendes, membro da Coordenação Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC, estiveram reunidos com membros do CMDCAT para esclarecer dúvidas e orientar a entidade sobre os procedimentos e a documentação necessárias para a captação de recursos arrecadados juntos aos contribuintes através da declaração do IR.
José Corsino afirma que a participação do profissional contábil é importante para a arrecadação de fundos para ações sociais desse gênero. “O contabilista vai tratar diretamente da declaração e nesse momento é indispensável que ele converse e oriente o contribuinte sobre a possibilidade de destinar parte desse imposto a entidades de apoio a criança, por exemplo”, explicou Corsino.
O PVCC é um programa que visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado e estimular os mesmos a provocar nos contribuintes a consciência de que estes podem participar de ações sociais através dos tributos e consequentemente reconhecerem a importância da prestação de contas de seus impostos.
1 comentário
Os comentários estão fechados.